PITÇALADA. pizza e salada.

Sempre uma boa pedida é a Pizza se fina e leve ou a Salada, aqui é sempre verão, por acaso e não só por isso. Um raiozinho de sol sempre vaza por entre as nuvens e sempre aquece. Ainda que assim não fosse é sempre bem vinda uma salada – mesmo que nem sempre me apeteça comer a paisagem - ou uma pizza. Eu junto as duas especialidades em uma, e isso se transforma numa pitsalada. Trata-se de uma leitura semiótica da salada com “croutons” ( só pra me recordar: a salada é um signo, com significado e significante). Os “croutons” são çubsstituídoz pela maça fininha e crocante da pitça.



Guimarães Rosa dizia que o cedilha se agarra com medo a linha e por isso ele escrevia dansa com “s” sendo também o esse todo sinuosidade. As saladas deveriam ser feitas por paisagistas e acabadas por cabeleireiros que dão sempre aquela afofada nos penteados afim de ganhar volume, ou gatos que também fazem o mesmo com as almofadas. rrrom miau!


A massa.
O minimo de fermento. 7gr por quilo. 1 colher de sopa de sal por quilo. Água bastante para que a massa fique lisinha e quando sovar não grudar na mão. Deixe-a descansar por 30mim. e então sove novamente e reparta em bolinhas, cada bolinha suficiente para uma massa de pizza fininha ( 65gr).
Então abra-a, estenda-a (1,5mm de espessura) com um rolo, serve também uma garrafa de vinho, vazia e sem rótulo. Leve-a ao forno. Pizza é transformação termodinâmica. A depender do calor a massa assumirá uma textura, de dura a crocante. A depender do tempo de: crua a queimada. O ideal é muito calor e pouco tempo. Se deixarmos a bolinha de massa repousar na geladeira, a ponto de esfriar bem, para depois abri-la, ficará ainda mais crocante. Vale para as bolhinhas da massa do pastel. Vale para a tempura. Uma vez assada a massa a recobriremos com a salada. Em lugar do molho uso um pesto genovês simplificado: alho, manjericão e azeite. Cubro metade da massa com o pesto. Somo uma camada fina de muçarela de búfala,tomates cerejas e por fim as folhas: alface americana, chicória roxa, juliana de cenoura etc A outra metade unto-a com pesto “rosso”: tomate seco, azeite e alho(batidos no liquidificador) cubro com um camada de presunto cru, cogumelos paris finamente laminados, acrescento mais azeite ao pesto e distribuo pelos cogumelos. .

Nenhum comentário: