Mandioca Amarela. Bolinho de bacalhau. Indias Ocidentais\Portugal.


Bolinho de Bacalhau.



Hoje passou o vendedor de mandioca amarela, ele sempre passa quando tem mandioca amarela. Há momentos que ouço. Diocamarela. Oiadiocamarela. Mas de perto ele diz: a mandioca amarela. Não é todo momento que encontro diocamarela para comprar. Quando encontro compro. Gosto dela frita. Escolho os pedaços que se desmancham sozinhos e os frito. Jogo sal depois de as fritar e deixar que escorra o óleo no papel toalha.
Hoje fiz uns bolinhos de bacalhau com mandiocamarela.



 Não precisa empanar. Ve-se os fiapos de bacalhau saindo do bolinho como se fossem espinhas de bacalhau. Enchi de alho. Salsinha. E como é sexta-feira, chamei umas Brejas caipiras lá da Holanda. Os holandeses são mais caipiras que os noruegueses e menos que os islandeses. Vá gostar de sexo lá... conheci uma islandesa que só pensava nisso e na sua tese de doutorado, mas bem menos nisso, mas dei sorte, tava no auge, eu, quer dizer, ele. Mas cheguei a aprender o porquê alguma dos alemães usarem tanto o “mit”. O “mit” serve para tudo, nas horas vagas , “mit” é “com” mas e em damit, é assim, e em mitnehmen é tomar, e mitnehm é takeway. Mitneh é arrastamento. Não é dificil entender: mit com, neh perto, junto, vide nebeneinander.
Se quiser a receita está na página: bolinho de bacalhau com mandioca.

Paella de Natal. Arroz Integral e Frutos Secos.



Paella de arroz integral. Paella “macrobiótica”.



Deixo o arroz remolhando, por umas horas, na geladeira; como se fosse feijão, grão de bico, trigo, ervilha seca etc. Este procedimento ajuda na cocção. Escorro-o da água do demolho. Coloco duas quantidades de água, para uma de arroz, a ferver. Quando estiver ebulindo acrescento o arroz, é para que os grãos não se desfaçam. Cozinho por 25 minutos.

Preparo uma marinada com: Mostarda, Azeite, Caril ou Curry, suco de Limão, Tomilho, Paprica picante, Sal e Pimenta do reino. Note que todos esses condimentos são facultativos e suas quantidades quem deve determiná-las é seu gosto. Uma vez a marinada amalgamada numa bacia, somo o arroz integral cozido – este deverá estar bem soltinho e os grãos inteiros – e misturo bem. Uma vez misturados tapo a bacia com um papel filme, ou um tuper com sua tapa, ou tampa. Deixo repousar em geladeira por umas seis horas.
Adicionar legenda










O outro passo é fazer um refogado com cebola, alho, tomate e as frutas secas que tiver desejo. Tirei a pele às amêndoas, umas quantas macadâmias, amendoins, castanhas de caju, nozes e umas orelhinhas de damasco.





 Fiz o refogado em azeite. Salpimentei. Então somei o arroz integral marinado que estava na geladeira, misturados e todos à mesma temperatura, enfeitei a frigideirada com um caju madurinho, mais umas orelhinhas de damasco. E magna i magna che ti fa bene!