O Kibe é quibe e é também Mediterrâneo!





Há um trigo tabule para quibe bem clarinho, que é certo encontrar em lojas especializadas, e por certo custa mais que o trigo escuro de toda a vida. Há ainda a possibilidade de cometer o quibe com carne de cordeiro. Há sempre essa coisa do preço. O cordeiro sempre me pareceu, mesmo, coisa de deus, sempre custa os olhos da cara. Dai que sempre me parece notável a adaptação brasileira. Carne bovina. Trigo escuro. Sabendo que tem origens junto a um povo acostumado a comer cordeiro. Produzem mais cordeiros. Não temos espaço para criar cordeiros. Toda vez que penso em fazer quibe, levanto comigo as hipóteses acima: o trigo original, carne de cordeiro etc. Passou voando o desejo, novamente adiei o improvável quibe original.
 Quê que fiz? Deixei de remolho o trigo em geladeira, umas horas, três. Coloquei-o em um pano que tenho para uso em deixar secando coalhada e o espremi e espremi, até que ficasse bem seco. Moi. Mas não creio que tenha conseguido grandes coisas, pois os furos da máquina (manual) de moer são demasiado grandes. A carne já comprei com duas moídas. O ideal, mesmo não sendo carne de cordeiro é a carne isenta de nervuras, como as que têm o músculo. Use outra. Usei a mistura um de trigo para meio de carne. Mas poderia caso houvesse conseguido uma melhor moagem do trigo, usar um de trigo para um terço de carne. O importante é formar uma massa homogênea e proporcione um quibe lisinho. Não foi o caso. À massa usei também meia cebola para 250g de trigo. Uma boa pitada de pimenta síria – nas boas casas do ramo – e hortelã que piquei mui miudamente como a cebola.
No recheio usei mais cebola, rapidamente frita, seja, a fogo alto, dá um gosto especial, depois a carne úmida, outra vez pimenta síria, é um corretivo de sabor, que nos orienta ao oriente médio. Antes de mais nada pude saber que a forma do quibe é qualquer coisa esférica, inclusivamente, como o que sempre vemos em padarias, botecos etc.
Para guarnecer o quitute fiz uma maionese de hortelã, com bastante alho e limão. Fiz a maionese sem ovos: dois de azeite um de leite.  Maionese sem ovos alho e depois botei hortelã bem miudinha. Pois se bater ela acaba deixando um gosto de mato. Há outra solução, que outra hora eu digo.




Nenhum comentário: