Frango, Quiabo e Polenta.





O frango com quiabo e polenta é mineiro. O quiabo é muito usado lá pelo sul da América do norte. 
Descendente de escravos. Mas por lá o quiabo vai bem com frutos do mar. Na África o quiabo é bastante valorizado. Um amigo senegalês, Mahmudo Tourè, me disse que usam quiabo em pó, para engrossar caldos, alem do uso como ingrediente principal. Comi certa vez; em Pocinhas, pertinho de Caldas Novas, pertinho de Poços de Caldas; um frango com quiabo e polenta feito no fogo de lenha. Por mais que tente, não chegarei àquele, e sequer tenho essa pretensão.

Começo por fazer um refogado no qual a cebola deve ficar bem escura, perto de queimar, isso ajudará a dar cor. Alem da cebola o velho toucinho, o alho, cenoura, tomate, um pouco de alho poró que me sobrou do pimentão com bacalhau e cheiro verde. Depois boto o frango que tinha a marinar em sal, pimenta do reino, uma folhinha de louro e um copo de vinho branco. Fui dando tombos no frango a fritar, lentamente, com cuidado para não desfiá-lo. Quando vi que estava por um triz dei ao conjunto: quiabos.
Enquanto isso eu cozinhei água com cebola, tomate, alho, cenoura, miúdos de frango, carcaça de frango, e umas peles de frango, umas gordurinhas de frango. Tudo para dar gosto ao caldo da polenta. Coo tudo e uso não mais que a água e as gotinhas das gordurinhas da penosa, onde somo o fubá, o que usei é pré-cozido. Deixo a fazer plóc, plóc, mais por gosto que por necessidade da industria. Em tudo isso vai sal. Ao gosto. Eu pouco. Por gosto.  





Nenhum comentário: