Morrones. Pimentões Assados recheado com bacalhau.





O pimentão vermelho assado é muito comum na culinária basca, Morrón, é o seu nome ou Morrones. A coisa consiste em assar ou queimar a pele do pimentão vermelho, aquele carnudo, não se trata do pimentão verde maduro, que tem uma carne fininha, não é o pimentão vermelho, claro que antes de amadurecer, ele, é também verde, mas já carnudo



. O bacalhau também é matéria comum na gastronomia vascongada, Navarra, Pais Basco (Álava, Guipuscoa e Biscaia) e também influenciando La Rioja e Aragão, respingando na Catalunha. Claro sem nos esquecermos de Portugueses e nós mesmos. De certo modo o pimentão vermelho está casado com o bacalhau em toda parte e se dão muito bem e se forem acompanhado de um Alvarinho, um vinho verde melhor.

Queimo o pimentão no bico do fogão, quando está bem queimadinho, boto-o dentro de um saquinho de papel ( de pão), deixo que esfrie o que facilita a retirada da pele. O pimentão assim preparado, ganha um toque de defumação, muda completamente seu gosto, frente ao cozido, por exemplo, se torna adocicado, é fabuloso temperado com azeite, sal e alho. Ou no caso em questão que recheei o Morrón com um bacalhau em lascas com alho poró e creme de leite. Levo ao forno para aquecer o conjunto. Pronto. 



2 comentários:

Parangolé disse...

Quanto tempo de forno?

O recheio é só esses três ingredientes mesmo?

cidoGalvao disse...

Parangolé, o Pimentão é assado anteriormente para que se retire a pele. assim que o tempo de forno é mais para igualar as temperaturas e dar externamente ao pimentão o aspecto de "coisa tirada do forno" alem de agregar mais aromas ao conjunto.
Inicialmente, eu fazia esse pimentão com alho e cebola alem do alho-poró, mas o objetivo era outro, seja, diminuir custo por um lado. ocorre que o alho interfere enormemente. a cebola nem tanto, mas a cebola exige mais tempo de frigideira e sempre dará uma tonalidade de amarelo ao recheio. assim que excluída a cebola. encareço o prato, mas consigo menos tempo de frigideira. pois o bacalhau já é um produto fruto de uma cocção ( com sal). evidentemente, que as partes verdes do alho-poró, poderiam estar presentes. enfim ganha-se um refinamento culinário, com a simplificação dos sabores envolvidos.