Sardinha macerada em cítricos. "Ceviche"




Os indígenas, autóctones desse lugar, já maceravam seus peixes em sumo maracujá. Há vários métodos de cocção; entre tantos - o sal, o fogo\calor da brasa direto, a confitura – os sucos dos frutos cítricos se amiga aos peixes, crustáceos etc. Desde sempre tenho visto, em botecos dessa minha vida, frascos repletos de sardinhas, enroladinhas, afogadas em vinagre.


 Ademais e para engrossar a afirmação e não rarefazê-la, trata-se da mais típica e charmosa iguaria peruana, indígena e autóctone (redundo protocolarmente), o Ceviche.



No mais o vinagre é um ácido, a coca cola é ácida, e não seria absurdo cozinhar com coca cola, seria pra la de moderno, um dia tento. Chega de ciência, que esta acaba com os mistérios, e no lugar destes, nada!
Limpei bem umas sardinhas, inclusivamente de suas espinhas e as deixei marinando, por duas lindas noites, em uma mistura de sucos de: laranja, limão taiti e grapefruit. O resultado é fantástico, claro para quem gosta desse tipo de coisa, e aos que se dão o direito de experimentar.





















Para servir fiz uma vinagreta com os sucos cítricos e azeite e botei para guarnecer umas folhas de agrião, alface americana e um gomo de cada cítrico.