Aceto Balsâmico de chocolate.

Machado de Assis lá pelas tantas - creio que em “Música...” não! Ah sim “Cantiga de Esponsais”. Escrita para leitoras – diz: “Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que não têm. As primeiras realizam-se; as últimas representam uma luta constante e estéril entre o impulso interior e a ausência de um modo de comunicação com os homens”. Num primeiro momento me envergonho do que escrevo, tenho vontade de atirar seus volumes (Dele) no lixo, como se fossem olhos irônicos, cínicos mesmo a rirem-se de minhas industrias. Ora vamos, industrio para construir um canal com os pares. E este blog “Bistrô Rural” é uma dessas pontes ligando ninguém a nenhuns, por inacabada e imperfeita.
Fiz uma cirurgia e ainda não mastigo livremente, ontem nem podia falar “madagascar, madrugada” que doía, hoje já pude uma salada de frutas: mamão, abacate, uns mirtilos – congelados -, morangos e kiwi. Eu tinha guardado um bom pedaço de chocolate, mas só encontrei seu terço. Então me veio que ia colocar: limão, mel e chocolate (derretido). Troquei o limão por balsâmico e a coisa vingou.
Foi assim:
Reduzi algo de vinagre balsâmico ( eu usei um “Castelo”) a um terço e juntei uma colherada de mel ( a colher de mel é impossível de ser medida, sempre transborda) fora do fogo pus o que eu tinha de chocolate. 60 ou 70 g, e fui mexendo e aquecendo e derretendo e mexendo e coisa ficou lisa e brilhante. Balsâmico de chocolate. Da para jogar com o açúcar – ou + segundo lhe agrade. Teste numa carne. Eu, só depois de convalescer.

Nenhum comentário: