Carpaccio de Abobrinha Caipira: Wassabi e Shoyo.


Carpaccio de Abobrinha Caipira: Wassabi e Shoyo.


A abobrinha caipira é mais adocicada em algum lugar do palato, tem textura mais decidida tanto se crua ou cozida e tem cheiro de roça. Gosto de catá-las naquelas bancas, onde nenhumas iguais às outras, quase desformas. São mui maltratadas, desde a produção, me parece, desconsideradas pelo produtor, por óbvio, pelo consumidor.




 Quando menino, perguntava: Que tem de mistura? A mãe dizia: Carne de porco! Era ela, ela a abobrinha que considerada comida para porcos! A sua produção coincide, às vezes, com a fartura, sobra aos montes no campo, então se dá aos porcos. A long time ago, vinha com tio Orlando ao Mercadão, que trazia o Dodge ¾ carregado de abobrinha caipira, chuchu e tomate. Dava que o preço da caixa – embalagem de madeira – era maior que o valor oferecido pelos compradores. Estacionava o ¾ à beira do ribeirão Preto e ali se esvaziavam as caixas. Era uma prática. Bastava olhar, antes de adentrar ao pátio, e se houvesse ali na margem do ribeirão algum produto descartado, ou se voltava pra casa e dava aos porcos, fazia-se o mesmo e dava-se-os aos peixes, valia mais salvar a caixa, embalagem.






Pois hoje acordei tarde, tarde para comprar folhas na banquinha perto de casa, mas tinha a abobrinha caipira. Pensei que pensei. Pensei em fazer canelones. Pensei em fazer lasanha. Dei com a ideia do Carpaccio de abobrinhas. Depois foi pensar no recheio, tempero, alinhamento. Fui salvo num primeiro momento pelo shoyo misturado com wassabi. Ai foi ficando fácil, juntei gergelim frito em azeite de gergelim. É uma festa fritar gergelim, saltam qual pipoca.




 Depois havia e estava próximo na ucharia e etnicamente o trigo para quibe. Foi uma festa. Demolhei o trigo. Temperei o trigo com alho e cebola e salsinha e azeite de gergelin e gergelim, e deste tempero temperado fiz o tempero das finas fatias de abobrinha caipira. Fiz meio-a-meio, meio carpaccio com shoyo, cebolinha picada e wassabi e a outra metade com trigo, cebola, alho, salsinha e gergelim frito em azeite de gergelim. Cozinha sem fogo. 




   









Um truque para limpar alguns legumes que se pode comer crus, como cenoura, vagem, aspargos, abobrinhas etc, é limpar a sua pele com o lado abrasivo, verde, das esponjas. Claro que ter essa bucha tão só para este uso! Uma das vantagens, visiveis, é que a pele fica brilhante, outra é que não se perde as qualidades que a pele – casca – tem.

Nenhum comentário: