20 inventos para a alimentação.





A Real Sociedade de Londres para o Avanço da Ciência Natural (Royal Society) publicou uma lista dos 20 inventos e inovações mais importantes do mundo da alimentação. Os critérios foram: acessibilidade, produtividade, estética e a saúde.
Destaca-se os inventos dos últimos séculos, os três primeiros correspondem ao séc. XVIII e XIX, a refrigeração artificial, algo que se logrou por volta de 1748, a pasteurização de 1862 e a conserva em latas de 1810, claro que antes se faziam conservas em vidro. As latas ampliaram a vida de alguns alimentos em cinco anos.
O 4° invento é o forno tradicional, que remonta seu uso a milhares de anos, e que foi evoluindo, até chegar ao forno de lenha e rapidamente aos elétricos.
O 5° posto é para irrigação, graças a canalização e até chegar aos famosos pivôs de irrigação que quebraram uma infinidade de fazendeiros nessa terrademeudeus.
O 6° posto estão as colheitadeiras. Que economiza tempo e trabalho e dinheiro.
O 7° o cozinhamento, porque anteriormente se usava pedra quente ou brasas.
O 8° posto vem para a criação seletiva, seja a seleção dos produtos da alimentação que apresentavam maior interesse de consumo, seja animais ou vegetais, afim de melhorar a produtividade e a qualidade.
Em 9° vem o moinho, o processo de moagem dos cereais, que antanho eram moído entre duas pedras. O moinho é processo utilizado em amplo espectro, café, por exemplo.
O 10° lugar é o arado que facilitou a o processo de semeadura e produção dos alimentos.
No 11° posto aparece a fermentação, graças a este processo desfrutamos do pão, do queijo e bebidas como o vinho e a cerveja.
A rede de pesca aparece em 12°, e data da Idade da Pedra, e permitiu aproveitar os recursos marinhos.
No 13° está a rotatividade no cultivo, fazendo com que não tenha havido o total empobrecimento das áreas cultiváveis.
No 14° está a Panela, com a comida de fervura, quem pode viver sem uma panela?
Na 15° estão as Facas de cozinha, que viraram o refinamento dos 'chefs', mas primeiros foram folhas de sílica ou ossos e pouco a pouco evolucionando, hoje com folhas de cerâmica e quase não perdem o corte.
No 16° está o 'faqueiro', garfos, facas de mesa etc. Pois foi com estes que começamos a deixar de comer com as mãos, e cortar os alimentos de tal forma que caibam na abertura bocal.
No 17° é a ROLHA, que fecha garrafas famosas com sua impermeabilidade, as primeiras cervejas eram tapadas com rolhas.
No 18° sãos os BARRIS, para azeite, vinho, água... sem eles nossa vida teria sido muito complicada.
No 19° está o MICROONDAS, um aparelho que graças ao magnétron, permite a cocção dos alimentos fazendo vibrar as moléculas de água contém, nasceu em 1947 e custava 50.000 doletas, tinha 1,80 m de altura e pesava 340kg.
E para terminar o posto número 20 está com a FRITURA. Cozinhar em óleo, azeite, gordura é algo que os egípcios já desfrutavam a 5000 anos.

Nenhum comentário: