Sem Espaguetes ao molho de tomates: Tirinhas de Verduras.



Cozinho, até que se desmanchem, uns tomates maduros, com um corte, em cruz, nos fundilhos, em água o suficiente para cobri-los e mais nada.
Numa panela refogo lentamente: cebola, alho, salsão, toucinho e cenoura, ajuntada ao refogado e à frase, grãos de pimenta do reino. Comece por banha e toucinho e na sequência alho, cebola, cenoura e salsão podem ser juntos.
Os tomates cozidos até perderem a pose e a água da cocção passo-os por uma peneira fina, ma no troppo.


Quando o refogado começa a deitar no ar os ares de seus olores, somo o tomate cozido livre de sementes e usw.
A cebola e a cenoura, naturalmente devem dar o toque de adocicado necessário, mas isso devemos sentir mais lá para o final da perpetração do molho de tomates. Pois se fizer falta um tiquinho de açúcar ele deve ser colocado mais para o final, um dos motivos é que o açúcar quando cozido mesmo em água, escurece, podendo atrapalhar na cor do molho. Outro motivo é a concentração final de açúcar, se houver sido botado no começo, pois com a evaporação aumentamos a concentração de todos os “solutos” indistintamente e a coisa ficar doce.
Antes que a coisa se espesse em demasia, côo-o das partículas ainda “sólidas”. Recozinho até obter a textura que desejo. Sempre estará bom quando se coloca uma colherada de molho no fundo do prato e não há separação de fases, como se fossem duas coisas, uma mais ou menos espessa e outra muito líquida que vai andando pelo prato, e em muitos lugares é aquela sopa de parmesão ( sabão em pó amarelo) uma aguaceira.
O molho deve estar amalgamado, ser uma coisa, molho de tomates.
Obs.1. No final do cozimento pode-se, quem quer e gosta, somar ervas frescas como o manjericão. E no começo, se for seca, orégano e sálvia por exemplo.
    1. O ideal é que depois de coado, no recozinhamento, não haja fervura, que ferva a borbotões, quanto mais suave, melhor. Há um molho italiano que é o Ragu Napoletano Verace, que tinha um nome delicioso que era: il Ragù del Guardaporta, nem precisa explicar.
Cozo no vapor umas tirinhas de abobrinha, cenoura, pimentão vermelho e amarelo. Firmes, mas cozidos.
E na sequência dou-lhes uma frigideirada com um teco de azeite e sal, rápido. No prato umaz fetas de parmesão.



Nenhum comentário: