Polpette. Porpeta, Polpeta, Almôndegas..



Para os puristas Polpette. Quando tive amigos paulistanos, houve mais de um que tinha o apelido de Porpeta, na mais das vezes: gordinhos.


Aqui quase Minas, ainda que o rio Grande esteja ainda pra lá de Franca, é ainda Minas e usa-se bacia, lá em São Paulo terra das Porpetas bacia é bowl. A terra da Polpette é a Itália. Sem esquecer que no vernáculo, a coisa se resume à almôndega. Em algures li que a Polpette é cometida com mortadela na razão de um quarto. Na verdade a carne de vaca, por cara, na Europa é matéria-prima para poucos. Muitas foram as vezes que presenciei – entre os autóctones - a compra de boi ralado meio a meio com porco ralado. O porco é matéria-prima para muitos. A mistura é bacana. Já testei muitas vezes um “bolonhesa” meio vaca meio porco e ai a pimenta do reino deve imperar. Reinar é coisa de Rei, e Andorra foi um reinado, imperar implica Imperador.
Porpeta: numa bacia boto a carne moida, a cebola, o alho, o toucinho picado, raspinha de casca de limão e de laranja, uma ralada de noz moscada que deve reinar, pimenta do reino coadjuvante e mortadela moída ou picada muito finamente.  

Se quiser encontrará clicando aqui





Nenhum comentário: