Figo Seco , Gelado de Coalhada e Xarope de Romã com Água de Rosas.












Figo seco turco.
Reidratei o figo seco turco em um xarope de café, um cravinho das Índias e rum. Levei ao fogo até a ebulição. Retirei o figo. Deixei que o xarope de café reduzisse. Reservei. Pode parecer estranho, mas é o básico para se fazer figo ramy. Na hora de servir, dei um banho no figo com este licor de café.

Água de rosas, nas boas casas do mundo gastronômico de origem árabe. Comprei na casa Damasco.
De quebra bebi uma Stella. Gelada, prefiro a estupidamente gelada. A água de rosas dá vontade de ver dança do ventre, em alcova particular. Alem de ser uma ponte construída dos tijolos da imaginação para os palácios dos sentidos e aromas de mil e uma, véus, sabres, tapetes voadores...

Gelado de coalhada seca







Misturei à coalhada seca um pouco de creme de leite, mexi com o garfo, amalgamei, amei a mal de gamar, botei na geladeira. Não coloquei açúcar. Pois a intenção é ter o contraponto agridoce. Na hora de servir dei-lhe forma com duas colheres.
Xarope de Romã. Espremi as bagas de romã, e fiz engrossar com açúcar ao fogo. Quando estava bem espessa, deixei esfriar e quando fria dilui com umas boas gotas de água de rosa. Na hora de montar o prato, despejei o licor não alcoólico de Romã com água de rosas sobre a quenelle de gelado de coalhada seca.


Enfeitei com uns carocinhos de romã e amêndoas meio torradas. 















Nenhum comentário: