Fricandô. Carne. Cogumelos secos. Chocolate. Amêndoas.




É um prato de outono, na Catalunha. Devido principalmente aos rituais micológicos desse povo. Sua verdadeira adoração por toda sorte de cogumelos comestíveis que podem ser encontrados nos Pirineus, particularmente o ocidental. Geralmente usam variada gama de cogumelos, principalmente os pequeninos. Mas os Ceps, aqui mais conhecidos como Porcine, também podem ser usados. Claro que não frescos, que seria um desperdício, ou um contra senso. Outono em catalão é Tardor. Fricando, fala-se fricandô, vem provavelmente do fricasse francês   
200 gr. Alcatra em tirinhas.







Cogumelos chilenos secos, reidratados, picados ou não, ao seu gosto. Para os oriundi: Funghi seco. Igual “volume” ao da carne. Claro se quiser usar o Cep seco: Porcine para oriundos.
Água decantada da reidratação dos cogumelos.

50 gr. Chocolate com avelãs. Nutella.
12 amêndoas cruas picadas.
Uma colher das de sopa de salsinha picada.
3 colheres das de sopa de conhaque. Pode ser Torres, ou melhor.
Um copo de vinho tinto seco. Quanto melhor, melhor!
Sal e pimenta do reino, ao gosto.
Refogado de: meia cebola, um dente de alho e um tomate picadinhos e demoradamente refogados em azeite.

Numa frigideira com azeite bem quente, frito a carne. Quando estiver bem dourada, flambo com conhaque, apago o fogo com o vinho. Deixo o vinho reduzir a um quarto. Boto o refogado. Mexo e remexo. Misturo. Amalgamo. Então dou-lhe a água do cogumelo. Salpimento. Deixo em fogo baixo até quase secar. Continuo a mexer. Remexer. Dois, digo dois, minutos antes de apagar o fogo, adiciono, chocolate, amêndoas e salsinha. Mexo, remexo. Abafo. Desligo. Como com arroz ou pão ou batatas assadas.