Sopa fria de amêndoas, damasco, alho etc.





Fiz um sanduichinho de damasco que comprei no Empório Damasco. Sempre que posso passo por lá. Aos sábados se você quiser passar, uma boa hora, bebendo uma breja na calçada, em companhia de pessoas que mesmo sem conhecer, te recebem quase que em clima de festa. Uma de minhas pendências culinárias é a cozinha árabe. Por isso, e como sou interesseiro, sorrateiro, começo a me meter, claro, no ninho da coruja. Pouco a pouco. Fui lá. Comprei água de rosas e damascos. Estava com vontade de comer damasco, nozes e brie ou camembert. Mas minhas compras não casaram e eu havia comprado amêndoas cruas. Um dia em Málaga, depois de uma Corrida de Touros, minha




primeira, tomei a famosa sopa fria: Ajo Blanco acompanhada com uvas peladas. A receita é essa.   AJOBLANCO.   

A que fiz dei um norte para o espesso, quase uma maionese de amêndoas. O azeite não deve ser muito frutado, se você encontrar um azeite de alberquineas melhor, e a acidez maior que 0,5º não é danosa. Use amêndoas cruas e deixe de um dia para outro remolhando em geladeira, despele-as e cozinhe por vinte minutos. Use miolo de pão seco embebido em leite. Use vinagre branco de vinho. Eu depois de liquidificar tudo, passei pelo coador.

Fiz um ovo pochê dentro do bico de um saquinho untado com azeite, ganhou uma forma cônica. Pelei um gomo de grapefruit. Dispus tudo no fundo do prato fundo e em seguida inundei com o Ajo blanco.   

Nenhum comentário: