Macarrão! Massa!




Minha avó, Vicentina, a vi fazer massas, mais precisamente fitas largas – um dedo de largura - por um milimetro de espessura – será isso? Ou pode ser um e meio - fitas largas e rústicas, massa aberta no rolo, no muque, cortada sobre a mesa à faca. Primeiro ela abria uma folha larga de massa, depois 'enfarinhava' a mesa com fubá, pousava ai a massa, ' enfarinhava' agora a face de cima da massa com fubá, então a enrolava, justo rocambole sem recheio, e então cortava as fitas, fettuccines largos ou tagliatelles, como queiramos; para agradar um que outro neto manhoso fazia barquinhas, estrelinhas, patinhos, enfim figurinhas que no final todos queriam devorar. Eramos uma família de plantadores de tomate e horta baixa – berinjela, pimentões, giló, quiabos entre outras – e lembro-me do molho que comíamos até sair pelo 'zóio': berinjela frita em cubinhos de um dedo de arestas - será? com tomate e saudades.
Naqueles dias em que deveria fazer alguma coisa em que não gosto, e não há tantas assim, tenho me deparado a aprender a fazer massas. Massaterapia.
Ovos inteiros e sal a gosto no liquidificador, bato até espumar e misturo isso à farinha. A quantidade de ovos deve, pelo que tenho percebido, ser tal que a massa fique mesmo dura. É mais difícil de passá-la pelos cilindros, mas resulta mais gostosuda. Fica com textura lisa e o tal ponto de 'al dente' na hora do cozimento, o tenho conseguido com mais tranquilidade.




 Tenho usado misturas de farinha de sêmola e farinha dita especial. Uma – a especial – dá-lhe elasticidade, a outra um ponto de rugosidade, atrito, onde o molho se adere, e de trincamento, mais precisamente o cozimento não a abranda tanto. Quando fiz somente com farinha especial, quando cozida a massa fica escorregadia, mais se parece a uma enguia, para não fazer pior analogia. O molho fica de um lado e a massa fica de outro, não se combinam, não se casam.
Outro dia coloquei junto aos ovos um punhado de cogumelos secos – reidratados – chilenos, o que resultou numa massa bonita de se ver, com pontinhos de cogumelos e um tom caramelado, creme escuro, jambo, amulatado. Essa massa a cometi com tomates secos caseiros, que sequei ao sol em dois dias. Junto com os linguines havia feito uns barquinhas recheados com – redundância – cogumelos, tomates secos e presunto cru finamente picados e amassados até se amalgamarem. Mas a Joana chegou, perguntou, respondi: Massa recheada e massa seca, sem despregar os olhos do diário virtual – caro diário, facebook -, ela perguntou, respondi que sim que já havia comido. E não sobrou um para a foto. Mas vou repetir. Já sem os tomates secos ao sol, pois agora começa a mudar o tempo e a umidade e a chuva não permitem tal industria. Será feito no forno. É a mesma diferença que há entre a máquina de escrever e o computador, o cd e o lp! Não me importei muito, porque eram produto de aprendizagem, ainda não têm a textura e não sei o quê mais faltava, mas faltava algo, isto: aparência.  

Nenhum comentário: