Mozzarella in Carrozza.



Mozzarella é um queijo elaborado “originalmente” em 100% leite de búfala. Que normalmente produz 1\4 do leite que produz a vaca. Eis o porquê de ser cara. Daí a piada que por estas plagas, que nas Mozzarella tem até leite de búfala. Não importa, o que importa é que a Mozzarella ou a Muçarela derreta, estique e gratine.



Mozzarella in Carrozza é um sanduichinho. Uma fatia de mozzarella de búfala, da mesma espessura de cada rodela de pão que a envolve.
Há uma cena no filme Ladri di biciclette, de Vittorio de Sica, em que um “faminto” mira num restaurante um menino comendo Mozzarella in carrozza. Morde e estica a mozzarella. É uma delicia. De tarde, assistindo qualquer coisa.
Há quem diga que é in Carrozza, porque a rabanada depois de frita fica dourada como as carruagens. Mas é um prato, um antepasto, que nasceu no campo, se comia de alguma maneira sobre as carroças. A filologia não é meu forte. Se é que tenho algum “forte”.

Passe o sanduichinho por farinha, sim, depois mergulhe-o na mistura amalgamada de ovo e creme de leite salpimentada a gosto. Deixe que se embebede. Então frite.

Se você gosta de um toque de sal, não se esqueça de salgar a mozzarella que em geral tem pouco sal.
Fica uma casquinha crocante e por dentro um creme. Cuidado que o queijo fica muito quente. 

2 comentários:

Luiz Fernando disse...

Cidão, uma curiosidade, vc está com restaurante em Bonfim ou ribeirão, ou essa lambança toda é feita em casa???

cidoGalvao disse...

Luiz, é feito em casa!! jajaja